(post publicado 30 minutos antes de sua morte anunciada) Com 18 anos de idade, podemos dizer hoje em dia que qualquer menino é homem pra valer, coisa que anos atrás não era bem assim.
A molecada do kart, ainda mais jovem, qual pude acompanhar de perto meses atrás depois de alguns anos longe de um kartódromo, é outra. Meninas e meninos sabendo entender as discussões, os erros, a competência e defendendo aquilo que é seu.
Henry Surtees tem esta idade. E foi uma vítima, hoje, durante a segunda bateria da F2 realizada em Brands Hatch, daquilo que há muitos anos fora assunto em pauta entre amigos meus que se alimentam de corridas de carro. Mas a resposta não saiu da boca de ninguém para a pergunta: Porque os carros monopostos não têm uma cobertura no cockpit?
Senna, pelo que fora divulgado até o momento, morreu porque cravou parte da barra de suspensão do carro em seu capacete. Brundle quase quebrou o pescoço em um acidente estranho em Interlagos, quando Eric Comas, lento na pista, passou engasgando seu Ligier na reta oposta do circuito paulista antes de atrapalhar, sem querer, a tentativa de ultrapassagem de Jos Verstappen, que decolou e atingiu em cheio a cabeça do piloto inglês com uma das rodas traseiras de seu Benetton.
Hoje fora a vez de Henry, que por uma coincidência do destino, passou com o carro no momento em que uma das rodas de outro acidente que acabara de acontecer, estava no ar e no meio da pista. A pancada, apesar do ângulo da câmera de Tv não mostrar muito perto, foi forte... muito forte.
Filho de John Surtees, ex piloto de Fórmula 1, o jovem inglês encontra-se hospitalizado e sem nenhuma nota detalhada sobre seu estado de saúde. Pelo menos foi esta a informação quando li no press-release que a categoria soltou momentos depois da prova terminar.
Se hoje temos as laterais mais altas em monopostos de todas as categorias, após algumas modificações criadas pela Fórmula 1, porque não cobrir de vez o cockpit? Será uma questão simplesmente de imagem e tradição? Ou será pela própria segurança do piloto que perderia muito tempo para sair do carro em chamas, caso fosse o resultado de um acidente? Minha opinião está respondida na primeira pergunta.
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