sábado, 18 de abril de 2009

AÇÃO TEORICAMENTE APROVADA

Existem coisas que, enfim, estão acontecendo pra valer neste esporte tão rico (literalmente) em diversos quesitos.

Comentei nos posts abaixo alguns detalhes interessantes sobre a Porsche Cup e suas ações bem bacanas com os convidados durante a segunda rodada dupla que aconteceu hoje lá em Interlagos. Mas na próxima semana existe uma promessa que acredito ser o “start point” definitivo para algumas mudanças e atração (no sentido próprio da palavra, ou seja, atrair) de muita gente para as arquibancadas de nosso país.

Além de contar com carrões poderosos na pista, parte do público que for ao autódromo paulista no próximo final de semana para assistir a primeira etapa do GT Brasil Itaipava, terá outras regalias, como uma grande e confortável estrutura montada para crianças e adultos.
Diversos brinquedos como escorregador e “pula-pula”, exposição de carros em miniatura, além de barracas de alimentação infantil destaca as mudanças.

Atrás das arquibancadas cobertas, outro espaço será dedicado aos adultos. Lá, os visitantes encontrarão uma exposição de aproximadamente 60 carros antigos, além de motos e quadricilos, praça de alimentação e show de rock e blues do grupo Free Band. Na parte da frente da arquibancada, enquanto aguardam a segunda bateria, crianças e familiares acompanharão uma demonstração de aeromodelos radiocontrolados.

Outra atração que vai movimentar o autódromo será a concentração de aproximadamente mil filiados a motoclubes de São Paulo. Eles estacionarão no interior do complexo do autódromo e, às 10h, desfilarão pela pista, seguidos dos carros antigos, alá Hell´s Angels.

E quem estiver nos camarotes VIP vai desfrutar também de várias opções de diversão no domingo. Como no caso das arquibancadas, as crianças contarão com equipamentos específicos e monitoramento, alocados em uma área chamada de “Espaço Kids”. Enquanto isso, as mulheres poderão cuidar da beleza no concorrido serviço de massagistas do spa Hara e no salão montado pela equipe do Studio W, do badalado cabeleireiro Wanderley Nunes.

No palco, em um ambiente específico do conjunto de camarotes, a cantora de jazz Bibba Chuqui realizará uma apresentação no estilo pocket show. Crianças e adultos também vão curtir os simuladores de corrida preparados pela empresa GTBR, com o jogo FIA GT do Playstation 3. Ao lado do concorrido Bar Itaipava, os camarotes contarão com uma loja da grife Daslu Homem, com uma linha exclusiva de roupas para o Itaipava GT Brasil. Esta será a primeira vez que a grife colocará sua marca em um evento automobilístico – até então, a única vez que a Daslu teve uma loja itinerante aconteceu no Grande Prêmio Athina Onassis de Hipismo, em 2007.

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PIT-STOP COM LUCAS DI GRASSI

No evento da Porsche mencionado abaixo, re-encontrei diversos seres estranhos, conheci gente que precisava conhecer e, depois de pelo menos quatro anos, conversei novamente com Lucas di Grassi.

Hoje seu nome é mais notado aqui e em qualquer lugar, mas conheci aquele rapaz pequenininho e me lembro, ainda, de receber um press-release de sua ex-assessoria quando o garoto virou homem e tirou sua carteira de motorista quando já tinha licença para pilotar. Fato comum...

Assim que chegou ao autódromo, Lucas permaneceu “na dele” e encarou os amigos com muito bom senso. Mas sua fisionomia continua a mesma, ou seja, sempre sério. Muito sério. O que remete o lado focado que ele têm, ou menos acho, de sobra.

Percebi isso há anos atrás quando em uma coletiva de imprensa, também em Interlagos, sua menção “pra variar” foi irônica, porém profissional ao comentar mais uma prova da extinta Fórmula Renault. Danilo Dirani, campeão da categoria naquele ano, disputou o título com Di Grassi, e mesmo ao seu lado na mesa de entrevista, ficou calado ao ouvir o tal “pra variar, Dirani venceu de novo... fazer o que?”

Se ele não mudou muito, ele têm uma característica nobre em pilotos (ou qualquer outro ser) que sabem decidir e agir sobre aquilo que querem. Ele é aquele cara que aceita perder, mas não quer ser mais um.

Sua última derrota, ao lado de Senna, foi ver a interrupção da estrutura Honda na Fórmula 1 para a venda “milionária” (1 Libra) da equipe para as mãos de Ross Brawn. Bruno, como já era de se esperar, foi motivo de alarme em todos os jornais, evidentemente. Di Grassi também foi citado, mas em notas leves e quase sem importância, o que deve ter facilitado sua calmaria e coerência na hora de assinar com a equipe e categoria certa.

Assim preferiu ficar onde estava, na GP2 e “ver como as coisas vão acontecer daqui a diante”, segundo suas próprias palavras conversadas hoje lá em Interlagos.

Lucas recebeu outras propostas quais nem eu e talvez nem você sabia. Sem citar nomes de times, disse com muita clareza que recebera três convites para acelerar na Indy, e de graça, sem a necessidade de empurrar um patrocinador estranho por ali, algo que, entre uma pergunta e outra, mencionou explicitamente que no Brasil não há, mesmo, patrocinador real para um piloto que quer "chegar lá", além de assumir que toda sua carreira foi mesmo bancada pela Renault, já que o brasileiro fazia parte do programa de pilotos "incentivados" pela marca francesa.

Fato é que existem sim patrocinadores que podem bancar ele e tantos outros lá fora. Mas ninguém acredita, ninguém entra de peito aberto e ninguém mais assume a coragem de ser diferente e invadir seu potencial no mercado exterior... Afinal, brasileiro é aquele que não desiste nunca, pois mesmo sem um tostão no bolso, cerra um gole de cerveja do “camarada” ao lado no boteco próximo de casa e ainda diz que é feliz pra cacete.

Um conselho, Lucas? Fique onde está e acelere como sempre acelerou.

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UM CONTRASTE PERTURBADOR

(Fez calor...) Há uma divisão chata e sufocante entre o automobilismo de elite e aquele que está por vir.

Minhas primeiras coberturas de imprensa aconteceram entre a extinta Fórmula Ford e as diversas - muitas mesmo - corridas de kart. E entre uma viagem e outra para Itu, Cotia ou Kartódromo de Interlagos (convenhamos, Interlagos é longe), adquiri conhecimento, amigos e uma série de visões explícitas de garotinhos mimados que adoravam chorar depois de um acidente ou uma derrota. Mas como a palavra diz, eram garotos. Portanto, mimados ou não, ainda podiam chorar.

O que me chocou nesta tarde de sábado, logo após um belo almoço servido para todos os presentes no circuito paulista entre a terceira e quarta bateria da GT3 Porsche Cup, foi a nova imagem do kartódromo paulistano, onde acabei circulando depois da primeira prova.

Primeiro pude ver uma série de toques violentos entre garotos – ainda são eles - que pareciam não aceitar perder de jeito nenhum. E depois da prova, reunidos no mini parque fechado e já sem capacetes, palavrões pesados eram vomitados ao ar. E não apenas entre os pequenos, mas também entre alguns meninões ainda kartistas que pareciam estar em um bar para adolescentes entre duas ruas sujas onde a turma de uma delas não é muito “chegada” com a turma da outra. E assim, o kartódromo que leva o nome de um ícone, perdeu sua imagem de “futuro” para o presente mundinho chato e ignorante que infecta até a criançada mimada... que pena.

Do outro lado: A Porsche Cup, apesar de ser uma categoria para empresários bem sucedidos acelerarem seus brinquedos ferozes em um final de semana ou outro, é, de fato, uma categoria fantástica. A organização, agora aparentemente mais intensa sob as asas da Porsche Club do Brasil, agrada em todos os quesitos. Boxes bem montados, reserva de lounge para os convidados, música ao vivo e voltas rápidas na pista com alguns Vip´s.

Um evento de verdade e prazeroso para quem gosta, pra valer, de corridas de carro, envolvendo uma celebração sofisticada e agradável em meios aos carrões de sonhos em alta velocidade.

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sexta-feira, 17 de abril de 2009

A VERDADE DOS FATOS

Um encerramento temporário sobre o "tema" Bruno Senna está chegando mais perto a cada dia.

Eu disse aqui - em alguns posts atrás - que o sobrinho de Ayrton, qual conheci há dois anos em um bate-papo bastante informal durante sua visita à prova de encerramento da StockCar em Interlagos, não ficaria tão alienado se ficasse por ali, na DTM alemã, trabalhando para a Mercedes-Benz. Mas parece que o rapaz decidiu dizer não a proposta e permanecer correndo na LeMans Series divisão Européia, onde andou bem durante sua primeira experiência na Espanha e, como também já havia dito, vale como currículo bruto e importante para seu caminho doloroso e obviamente certo para a Fórmula 1.

Friamente analisando, é difícil entender que, na DTM, Bruno seria piloto oficial e teria a chance de mostrar alguma coisa para os cartolas que equipam os carros da Brawn GP. Ou seja, como piloto da Mercedes, faltaria apenas um bom braço nas pistas e um “lero” daqueles para fazer da fabricante alemã recolocar o nome de Senna na Fórmula 1. E porque não na Mclaren, equipe que precisará, muito em breve, de uma nova imagem na categoria, já que Ron Dennis vai mesmo pendurar suas responsabilidades e o time inglês poderá – sim – perder Hamilton para outra equipe, apesar do silêncio do piloto compatriota.

Bruno vai chegar lá e todo mundo sabe disso. Afinal, quem não quer ter um Senna nas pistas? Pois mesmo dentro de uma crise onde a peneira da competência aperta a cada dia, a imagem sempre fez e continua fazendo a diferença.

Mas o contraste de tudo isso poderá ser explicado em breve, logo após o GP da China de Fórmula 1 que acontece neste final de semana. Pois se Barrichello escorregar mais uma vez, talvez consigamos responder algumas dúvidas que coçam as cabeças pensantes dos profissionais que trabalham nas pistas. E uma delas é saber se a Brawn errou, de fato, ou não em manter Rubens por ali.

Espero, de coração, que a resposta em especial seja coerente.

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quinta-feira, 16 de abril de 2009

DENTRO DE ALGUNS ANOS...

Não é de agora que venho dizendo sobre as mudanças que o automobilismo precisava ter para voltar a ser, definitivamente, automobilismo.

Com a oficialização da saída de Ron Dennis e o comentário feroz de Flávio Briatore sobre sua intenção antecipada e os direitos legais dos polêmicos difusores, respectivamente, as coisas vão mudar em longo prazo.

Dinheiro e papéis sujos sempre vão acontecer dentro e fora das pistas, mas as pessoas, estas sim, serão novas e esperançosamente mais “agradáveis” para um esporte tão nobre quanto este é.

A crise e o mercado cada vez mais “seco” no quesito produção de automóveis cai a cada dia e isso vai continuar por um bom tempo. O que é bom para uns e infeliz para outros, mas que de uma forma geral será bom ver mais cor, ouvir menos motor e respirar melhor nas ruas, é fato.

Diga-se de passagem, minha cobertura de imprensa no Salão do Automóvel em 2008, do qual uma bela porcentagem das novidades estava, como nunca antes, explorada para o futuro do “novo transporte”. Alguns egoístas, para uma só pessoa (o que é excelente para quem não quer dar carona e chegar rápido ao trabalho) e outros com espaço para um só filho (naturalmente). Mas todas as “eco-novidade” estavam relacionadas ao futuro certo do combustível alternativo e o lado financeiro das coisas.

Com isso, como também já mencionei por aqui, haverá falta de uma coisa chamada velocidade, e esta será muito mais bem vinda nos circuitos por aí. Ou seja, o automobilismo é quem vai ganhar no fim das contas.

E sem os velhos de sempre (Mosley, Ecclestone, Dennis, Briatore e Cia) as coisas vão mudar. Se para melhor ou para pior, só o tempo dirá.

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quarta-feira, 15 de abril de 2009

LEITOR VAI ASSISTIR GT BRASIL DE GRAÇA

Uma parceria entre RACE CARS AND MUCH MORE e a organização do GT Brasil promove a partir de agora um concurso relâmpago que dará a chance de um leitor assistir, de graça, a primeira etapa do campeonato brasileiro 2009.

Para participar, basta deixar uma mensagem neste post promocional dizendo por que você merece ser o escolhido. O melhor apelo será o vencedor de um credenciamento especial, com direito de acesso para tribuna de honra em frente ao grid de largada, com buffet light, bebidas e visita aos boxes do autódromo de Interlagos.


Não perca tempo, pois o resultado acontece na próxima quarta-feira, dia 22/04/2009, e será divulgado aqui no blog.

ESPECIAL JORNAL CAMBUCI & ACLIMAÇÃO

Atenção leitores do JORNAL CAMBUCI & ACLIMAÇÃO
Encaminhem as mensagens para o e-mail poliszuk_motor@hotmail.com