sábado, 25 de abril de 2009

FÓRMULA 2 SIM SENHOR

JPS - Dias atrás conversei com Carlos Iaconelli - único brasileiro que estreará na renascida Fórmula 2 - sobre sua programação para os primeiros treinos no carro que terá, entre a lista de pilotos participantes, a loirinha que entrevistamos aqui em Janeiro (link)
O bate-papo com “Iaco” foi bom e quem sabe tenhamos neste blog um diário Fórmula 2 escrito pelo próprio... Vou negociar.

Enquanto isso, as coisas estão acontecendo por ali. Com Patrick Head na cabeça da engenharia dos motores MSV, qual equipará oficialmente todos os carros, o primeiro press-release oficial foi solto dias atrás, mencionando então que os primeiros testes foram positivos, oficializando os primeiros treinos para os dias 05 e 06 de maio, em Snetterton e dia 18 em Silverstone, antes dos carros serem transportados para Valência, onde será a primeira etapa do calendário no final de semana entre os dias 29 e 31 do mês que vem.

1ª PROMOÇÃO DUKE VIDEO

JPS - Mais uma promoção está a caminho para os leitores deste blog. E esta será especial para os fãs da Lotus John Player Special, aquele avião negro com detalhes dourados trabalhado em 1983 sobre um turbo Renault.

O DVD que estaremos presenteando o leitor que mais comentar os posts onde a sigla inicial do texto será JPS (como este post, já valendo) foi especialmente desenvolvido nos bastidores da equipe Lotus, com filmagens feitas durante o desenvolvimento do carro na sede de Norfolk. Com a trágica perda de Colin Chapman, o vídeo mostra como a equipe se recuperou e apresenta este interessante documentário com imagens exclusivas dos testes feitos com o novo carro no comando de Elio de Angelis.

Vale a pena ficar ligado aqui, já que a promoção termina em Julho (corrigindo, então, este link aqui)!

ANTES CEDO DO QUE NUNCA

A famosa “dança das cadeiras” deve começar mais cedo, este ano, na Fórmula 1. Vale lembrar que pilotos insatisfeitos, equipes insatisfeitas e mídia de um determinado país procurando uma nova forma de atrair mais telespectadores formam a tríplice aliança daquilo que reflete, na prática, em cada temporada.

Alonso deve mesmo ir para a Ferrari, não há como negar. Se não acontecer em 2010, acontecerá em 2011. Basta saber até quando o espanhol vai querer acelerar antes da aposentadoria tomar conta de suas idéias.

Felipe Massa é a bola da vez no bate-rebate, pois é um piloto que todo mundo quer (ou não?) e terá, futuramente, a grande chance de escolher para onde ir.

Barrichello segue a mesma linha de Fernando Alonso, porém no avesso da situação. Ou seja, têm um carro bom nas mãos, porém deve sentar em outro menos interessante em 2010, se não decidir assumir, enfim, sua aposentadoria.

Piquet talvez deixe a Fórmula 1, ou alguém vai assumir seu nome e dar, enfim, uma chance de verdade para o garoto. Pois como sempre disse aqui, acredito que ele ainda tem alguma carga de energia e competência para mostrar, quando, então, alguém deixar acontecer.

Kubika é outro nome que, acredito, será em breve julgado no tribunal de honra. Colocaria ele na McLaren se a categoria fosse um jogo de apostas.

Já Vettel, RedBull para sempre. Ao lado de Adrian Newey (foto) e Cia.

Quem mais? Não sei. Vamos deixar Bahrain acontecer primeiro.

SATISFAÇÃO JORNALÍSTICA

Para leitores comuns, não há nada demais – além da curiosidade – ler sobre coisas estranhas antes que elas aconteçam pra valer.

Lembro do dia em que Felipe Massa, ainda “recém nascido” na Sauber, sentou ao meu lado em um treino qualquer para as 500 Milhas de Kart da Granja Viana para trocar algumas idéias. E entre elas, falar sobre seus novos rumos na Fórmula 1 (muitos anos antes dele soltar ao Jô Soares sobre seu contrato firmado com a Ferrari antes mesmo de chegar à categoria mor).

Fato é que ele, ao ser questionado sobre a possibilidade de sentar em um novo cockpit, soltou uma risadinha no canto da boca antes de responder que havia sim uma boa chance de pilotar para alguém grande por ali. E na nota da semana seguinte, escrevi para alguns leitores que, na época, recebiam newsletters em suas caixas de entrada sobre “uma luz VERMELHA no fim do túnel, exatamente na véspera de seu anúncio oficial no posto de test-driver na Ferrari.

Menciono tudo isso porque acabei de ler que a FOTA provavelmente deve jogar fora a idéia do sistema KERS na Fórmula 1, informação que, por sinal, foi registrada neste pobre blog no último dia 4 (veja aqui).

Coisas estranhas acontecem...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

MAIS UM LIVRO HAYNES PRA CASA DO LEITOR

(com três dias atrasado... eu assumo.) O segundo e último livro da promoção Haynes nesta primeira fase de parceria direta com uma das maiores (se não for a maior) editora do segmento automobilístico será encaminhado mais uma vez para a Bahia, para a casa do leitor Cláudio Heliano.

Isso vai soar démodé demais, mas a chance de fazer com que alguns de vocês leiam sobre aquilo que mais gostam de forma diferente, verdadeira e sem a pobre e miserável limitação patrocinada que fazem os antigos “formadores de opinião” (hoje jornalistas mal pagos) escreverem aquilo que não querem, trás um prazer estranho nestas horas.

Colocar o automobilismo mais perto deste pessoal que realmente gosta da coisa, não tem preço. E este é o intuito com as promoções que aqui acontecem, obrigando, evidentemente, os leitores opinarem sobre as postagens, como fez Cláudio Heliano.

O livro FORMULA 1 IN CAMERA é um material singular, trabalhado com centenas de imagens selecionadas pelo fotógrafo Rainer Shlegelmilch infiltrado na década de 80. Tempos estes que deixaram saudades e lembranças de carros e pessoas que eram de verdade, como este blog aqui.
Parabéns Cláudio! Logo mais o material chegará por aí.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

SEM SAÍDA

Nelson Ângelo Piquet vai deixar a equipe Renault e, provavelmente, a Fórmula 1 também. Pois quando as coisas começam a cheirar, a aposta é quase certa de que podem ficar ainda mais fedidas. Ainda mais neste setor de máxima elite investidora, cada vez mais seletiva no processo daquele que vai conduzir sua imagem na frente das câmeras. Coisas de um automobilismo que não dá mais tréguas.

Azar de Nelsinho, piloto que sempre admirei, apesar dos escorregões, mas que talvez merecia um pouco mais de paz e chance na aquisição de foco.

Seu contrato, como todo mundo já deve ter lido por aí, acaba em Julho e Lucas di Grassi deve assumir seu posto, já que também fora anunciado seu retorno na posição de test-driver do time francês.

Na conversa que tivemos no último sábado, Di Grassi não assumiu e não aparentou ter esta chance até aquele momento, pois feeling de jornalista – de verdade – funciona... às vezes. Mas também lembro-me que ao levar alguns convidados estranhos para darem uma volta rápida de Porsche no circuito paulista, o macacão do rapaz era Renault, bem moldado em seu corpo. Pena de uns, sorte de outros... Enquanto isso, David Coulthard parece ter entrado na onda de Eddie Irvine e começou a palpitar sobre aquilo que não faz mais parte de seu dia-a-dia e disse, com o ar da graça, que para salvar a Ferrari só mesmo Fernando Alonso por ali.

Aposto em sua palavra e muita gente também tem esta convicção. Só não posso dizer o mesmo sobre sua competência lavada nas pistas durante 14 anos de Fórmula 1, onde nunca fez nada demais além de baixar a cabeça como segundo piloto, ganhar dinheiro suficiente para ser feliz e trepar com algumas ninfas sobre iates caros e cheios de gente boa circulando com suas câmeras de vídeo na mão.

Assim foi sua carreira e assim será seu adeus do mundo elitizado qual sempre esteve por perto. E já que não há mais nada a fazer além de soltar palpites, o escocês decidiu brincar de “fiscal” ou algo parecido durante o GP da China (foto), escondido atrás dos guard-rails, mas sempre disposto a um novo flash.

VENCEDORES

Conforme prometido, segue os nomes dos dois vencedores que irão assistir a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de GT Brasil Itaipava, em Interlagos, com direito a "comes e bebes" e visita aos boxes do circuito paulista. PROMOÇÃO RACE CARS AND MUCH MORE GT ITAIPAVA - João Batista Lazarini /// PROMOÇÃO JORNAL CAMBUCI & ACLIMAÇÃO GT ITAIPAVA - Linneu Júnior

Favor retirarem seus credenciamentos em horário comercial na Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 439 Cambuci - São Paulo

Obrigado a todos os outros participantes e fiquem ligados porque logo mais um sortudo terá o privilégio de acelerar em Interlagos em um .... (ainda não posso falar). Aguardem!

terça-feira, 21 de abril de 2009

OUTROS BRASILEIROS

Quando o primeiro jornalista que conheci nas pistas recebeu a pergunta de um estranho sobre um possível trabalho fotográfico no casamento de Rubens Barrichello, sua resposta correlacionou um exemplo que levo, até hoje, em meus trabalhos nas pistas. Afinal, “não havia nada de automobilismo por ali”, conforme suas palavras. Então é por isso que desde já não há porque mencionar nada sobre o caso Helio Castro Neves por aqui, além de dizer que é uma satisfação pessoal vê-lo de volta dentro de um carro.

Interessante ver que o automobilismo norte-americano tem sua auto-sustentação. Mesmo em uma era de crise, parece sempre haver um “jeitinho” das coisas acontecerem da melhor forma possível.

A primeira vitória do vovô Gil de Ferran (foto) na American LeMans Series provou que brasileiros bem sucedidos continuam fazendo sucesso por ali. E estão também, é fato, sendo relativamente bem remunerados.

O post onde mencionei a saga de Dário Franchitti, o vencedor da prova de Long Beach neste final de semana, sobre sua rápida e financeiramente triste passagem pela Nascar apresenta uma crise verdadeiramente existente por ali. Mas nunca houve, em nenhum momento, uma prova dessas em alguma divisão nobre como a Winston Cup onde as arquibancadas não estiveram cheias, ou quase abarrotadas de gente que não assiste, mas torce pelo seu piloto.

É... o povo americano sabe lidar com estas coisas, ou seja, com eles mesmos. Diferente daqui e de tantos outros países do chamado “terceiro mundo”, que bate na tecla “exterior” com o ar da graça de que um dia seremos iguais a eles.

“Não chorem, mas já desviamos nosso rumo quando ainda éramos humanos” -
Frase de um Hell Angel mencionada em uma mesa de bar perto do Colorado, no final da década de 60.

Mas para o bem de todos, algumas coisas estão acontecendo e por aqui as coisas podem esquentar pra valer na Stock car, já que a prova de abertura da GT Brasil, que acontece semana que vem em Interlagos, deve abalar algumas estruturas comerciais na querida, porém velha Stock. Querem apostar?

domingo, 19 de abril de 2009

RAZÃO FINLANDESA

Por mais que falem bem ou falem mal de Kimi Raikkonen, ele é a voz da razão e o espelho para o que acontece hoje na Ferrari e na Fórmula 1.


Ultrapassado inúmeras vezes durante o GP da China nesta manhã de domingo e personagem da semana ao dizer que a Ferrari não tem mesmo chance alguma de lutar pelo título deste ano, o rapaz é o que é. Ou seja, ele mesmo, sem papas na língua e bem remunerado.

Pessoas como Kimi se dão bem na vida porque tomam conta delas mesmo, com um mural alto e escudeiro que espalma influências até dos melhores amigos. O que dirá, então, dos inimigos? Se é que ele tem algum, pelo menos na Fórmula 1.

Raikkonen é o famoso rapaz “Rock and Roll”, como era Jaques Villeneuve e outros tantos que a Fórmula 1 não deu atenção merecida.

Quando perguntei a Felipe Massa sobre uma suposta política estranha de ver pilotos tão rápidos como ele “levantando o pé” depois de ingressar na Ferrari, antes de ser cortado no meio da pergunta pelo próprio e ouvir que “as coisas não são bem assim”, senti um lance verdadeiro naquilo tudo. Acreditei e acredito que “...a equipe te dá o carro e é você que tem de assumir a bronca”, segundo suas próprias palavras. Então porque Felipe não assume as verdades com liberdade igual ao seu companheiro europeu e dizer o que pensa? Será porque Felipe é daqueles funcionários bonzinhos que baixam a cabeça porque quer manter o emprego? Ou será porque ele é quem não pode abrir a boca?

De qualquer maneira, com Ferrari na frente ou não, a Fórmula 1 mudou, definitivamente. Afinal, todo mundo torcia para isso, ou estou enganado? Mas como qualquer corrida com chuva, não há referências coerentes de dizer quem foi melhor, quem errou mais ou menos ou quem não poderia ter feito alguma coisa estranha durante o GP chinês, um dos mais chatos e cinzas dos últimos tempos.

O único parabéns vale ao vencedor Vettel (foto ao lado de Schumi), aparentemente um bom rapaz, sutilmente “Rock and Roll” e bonzinho ao mesmo tempo.

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