sábado, 15 de agosto de 2009

MINARDI E SUAS RAZÕES

Recebi recentemente um comunicado de Gian Carlo Minardi sobre suas opiniões ao ver a Fórmula 1 se “deteriorando”. A frase “eu não escolheria Michael Schumacher para substituir Felipe Massa” tem lá suas razões. Afinal, mesmo que o anúncio da não participação do supercampeão ter saído dias após o comunicado italiano, existe uma coerência bastante expressiva na palavra de Minardi em relação a atual fase que a categoria maior se depara.

Mesmo que a BMW procure encontrar soluções estranhas para manter sua estrutura na Fórmula 1, o anúncio de sua retirada ao final desta temporada reforçou a necessidade de procurar cada vez mais cedo novos braços para guiarem no mundial, evitando assim um “strike” de capacetes coloridos na largada do GP da Austrália, em março de 2010.

Perante a Ferrari, a situação se complica ainda mais, já que os rumores de um possível terceiro carro na pista a partir da próxima temporada agregar cada vez mais força, sem Kimi e com um “novo” Felipe Massa por ali, além de Alonso, que apesar da competência natural precisará de um tempo de adaptação comum caso seja contratado, as coisas vão se complicar para o time vermelho logo no início do campeonato.

“Ter um piloto jovem substituindo Felipe até seu retorno” fora a palavra final de Gian Carlo, promovendo inteligência daquele que um dia despachou para a nata da categoria nomes campeões, entre eles, Alonso. Mas a Ferrari preferiu colocar os pés no chão e registrar Badoer para o GP da Europa. Um cara bacana, quase filho do time, italiano (interessante), porém velho demais para largar em um pelotão de jovens soldados famintos acelerando numa pista estranha e perigosa.

Vamos ver no que dá.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE 1994

Adquiri recentemente o vídeo com o resumo da trágica temporada de 1994, mas conhecido como Season Review.

Nele, além de imagens detalhadas e ângulos diferentes da “pegada” dos pilotos nas curvas, tem também um registro bastante estranho sobre a suspensão da equipe Williams, antes e depois do acidente de Senna.

Dizem as boas, más e qualquer língua bem entendida dentro das pistas que a suspensão traseira esquerda quebrada jogou o carro de Ayrton para o muro da Tamburello. Já outras falam sobre a barra de direção, que sofrera uma alteração perante determinação de Ayrton, qual entendia que o carro fora mesmo construído de forma irregular.

Este segundo fato mencionado corresponde, também de forma bastante expressiva, ao cock-pit apertado que Nigel Mansell tanto reclamou em intervalos de substituição com David Coulthard. Mas a suspensão dianteira direita, quebrada sem mais nem menos no carro de Damon Hill no GP de Aida, e a mesma peça, porém do lado esquerdo, também destruída sem que as câmeras pudessem flagrar qualquer toque em Silverstone, deixa uma dúvida ainda maior sobre o modelo inglês daquele ano.

Tudo isso sem contar com o toque de Schumacher em Adelaide, qual cravou seu primeiro título depois que Hill não pudera voltar à pista devido à mesma suspensão amassada.

É de se pensar, não? Será que Hill sabe de mais coisas estranhas? Será que ele pode falar depois de um tempo fora da F1, igual a política dos "artistas" do BBB?

Vou averiguar...

domingo, 9 de agosto de 2009

POBRE STOCK CAR

Muito legal iniciativa de promover uma corrida nas ruas depois que a Rede Globo colocou a Stock Car no nível mais alto de seu escalão esportivo. Porém a prova de Salvador foi a pior de todas quais assisti até hoje. E apesar de lembrar muito circuitos da Supercars V8 australiana, a corrida que tanto prometia murchou sem ao menos ter um clima minimamente feliz.

Deu Cacá, um piloto que sempre admirei, sempre fui bem tratado e que a RedBull apostou. Mas não deu Stock Car, cada vez menos atrativa em alguns quesitos que o público ou telespectador não vai entender tão depressa.

Um deles foi a incoerência vergonhosa do “não tente passar ninguém na reta”, pois está proibido. Hã?

E não estranhem a foto acima, pois ela é agual a Stock Car. Ou seja, nada a ver com a nota escrita como a categoria é para o automobilismo.