sexta-feira, 31 de julho de 2009

ENTREVISTA - CIRCUITO DE ALGARVE

Neste final de semana acontece em Algarve, região próxima a litorânea Portimão, a terceira etapa do Le Mans Series, prova de longa duração e inédita no calendário, já que o circuito português recebe pela primeira vez os velozes protótipos da categoria.

Ainda com o ar da graça e assunto de pauta com o retorno de Michael Schumacher as pistas no lugar de Felipe Massa, acidentado durante o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, nada mais interessante que a foto ao lado, onde o engenheiro e desenhista do circuito Paulo Pinheiro acompanha o heptacampeão durante visita feita à pista portuguesa ainda este ano.

Construído em apenas oito meses com equipes de trabalho operacionais de vasta competência na exigência rígida de mão-de-obra, o local escolhido para a obra que custou 120 milhões de Euros, segundo o próprio engenheiro em entrevista exclusiva ao RACE CARS AND MUCH MORE concedida esta semana, faz parte dos novos rumos que o automobilismo mundial procura tomar há tempos. Ou seja, atrair fãs do esporte para regiões turísticas, com atrações extras ao GP, como já acontece em Cingapura e Valência, deixando para trás as construções de plantas longe dos centros urbanos e das grandes cidades, como é o caso de muitos autódromos norte-americanos.

Algarve têm uma característica nobre, pois a região está situada muito próxima a costa de Portimão, com praias belíssimas e hotéis sofisticados, contribuindo ainda mais com encanto do torcedor/turista.

“O autódromo de Algarve nasceu com a intenção de promover melhor o automobilismo português, cravado em um cenário lindo próximo a pista, além de contar com um traçado técnico e dentro das exigências de interesses das grandes federações internacionais”, diz Pinheiro, ao ser questionado sobre a construção que deverá empurrar país para a elite do automobilismo. Afinal, apesar de europeu, Portugal é um país sem referência expressivas como França, Inglaterra e Espanha são no quesito automobilismo.

“Vale ressaltar que temos alguns pilotos que nos deram muitas alegrias, inclusive em seus postos na Fórmula 1, como Tiago Monteiro e Pedro Lamy. Mas acreditamos na positividade dessa nova geração muito bem representada, como é o caso de Álvaro Parente e Filipe Albuquerque”.

Portugal está ausente do calendário da Fórmula 1 há 13 anos. Mas recebeu por 16 vezes a categoria nos circuitos de Monsanto, Boavista e, por último, Estoril, palco que ficou marcado perante novas coordenadas que a FIA exigiu, mas a pista parece não ter sofrido nenhuma mudança necessária, além do fato curioso que a mídia promoveu naquela época, ao dizer que os vizinhos moradores da região reclamavam do barulho ensurdecedor dos carros em treinos livres.

Mesmo assim, Estoril ainda conta com provas como da FIA ETC CUP, MOTOGP, Superleague e A1GP.

Detalhes do novo circuito português:

- Possibilidade de 64 traçados diferentes;
- 4.692 metros no formato mais longo (a maior de todo calendário da Fórmula 1);
- 10.000m2 de construção no moderno complexo desportivo, contando com clínica direcionada a recuperação física, medicina desportiva e preparação física de atletas de alta competição, além de um ginásio equipado com as mais modernas máquinas para o desenvolvimento e manutenção da atividade física, um SPA, piscinas, campos de squash e campos de futebol.

Um breve resumo do que é conduzir em Algarve está nas palavras do piloto James Walker, que corre na World series by Renault (3.5) na pista com a mesma programação da Le Mans Series para este final de semana:

“Tudo acontece muito rápido! Este circuito é muito excitante com um sobre/desce e diversas mudanças de ritmo. É realmente muito agradável pilotar aqui”.
Vídeos do circuito: 01 02 03

quarta-feira, 29 de julho de 2009

RESULTADO DA 1ª PROMOÇÃO DUKE VIDEO

Depois de três meses, lá vai o resultado da primeira promoção DUKE VIDEO, que presenteará o leitor com mais comentários nos posts identificados com um DVD exclusivo sobre o trabalho de construção da Lotus F1 modelo 1983, com direito a extras e flagrantes dos testes privados de Elio de Angelis.

1º Lugar CLÁUDIO HELIANO, com 20 pontos
2º Lugar DUHÍLIO MENEZES, com 06 pontos
3º Lugar REINALDO LAPORTA, com 05 pontos
4º Lugar PAULA LARA/KAROL STUTZ, 01 ponto


Próximas promoções serão mencionadas me breve!

HÁ TEMPOS EM DEFESA...

Não sei por que algumas mídias apertam a mesma tecla dizendo que a BMW e outras fabricantes não deveriam deixar a Fórmula 1.
Eu, no lugar deles, já havia deixado faz tempo! Afinal, que retorno eles têm além da imagem? E me pergunto: Compro um BMW só porque tem carros brancos e barulhentos andando na Fórmula 1?

Acho que as coisas estão mais estranhas e de avesso do que eu imaginava. Até mesmo com a imprensa especializada, qual não deve acreditar também numa suporta “surpresa” anunciada em breve pela Toyota, podem acreditar.

Há meses venho mencionando neste bloguesinho que quase ninguém lê as verdades da mudança e a defesa daquilo que a FIA gostaria de impor. Mas como tem muita gente querendo garantir as “modernas tradições”, vamos aguardar e ver no que dá.

PRESENTE DE GREGO?

Coisas estranhas continuam acontecendo. E parece que a saída mais justa em tempos de crise é abrir as portas para um novo mundo, se quiserem mesmo continuar ver carros de corridas andando por aí.

A mais nova publicação vem da Fórmula 3000 Européia, que despachou minutos atrás um comunicado a imprensa dizendo que devido à “filosofia” de Enzo Coloni (dono da equipe italiana Coloni), fizera um acordo com a Fórmula 2000 light italiana para contribuir no up-grade do campeão deste e dos próximos anos a um teste na categoria maior.

Melhor dizendo, o campeão da Fórmula 2000 light, categoria com carros de motor Renault 2.0 e potência de 200 cavalos, será convidado a experimentar o modelo 3000, em um carro com 550 hp´s no motor V8 e downforce de contrastes gritantes. Do velotrol para um Porsche, assim podemos imaginar.

Legal a atitude, mas com tudo o que anda acontecendo nestas últimas semanas, será que o teste só vai servir para dar água na boca dos garotos italianos? Afinal, quem tem 2,5 milhões de Euros para investir assim, de uma hora pra outra? Pois este é o custo médio de uma temporada na tradicional Fórmula 3000 Euro, categoria onde alguns brasileiros já passaram por ali, entre eles Allan Khodair e Tuka Rocha.

FÓRMULA 2 POR 1: BOM OU RUIM?

Acabei de receber o comunicado da Fórmula 2, categoria que sofreu a morte de Henry Surtees há duas semanas, que a última etapa em solo inglês deste ano terá uma bonificação extra aos espectadores nas arquibancadas.

Mas o tal consolo é, talvez, ainda mais chato que a saída da BMW da Fórmula 1 no final do ano; anúncio feito nesta madrugada.

Donington Park então terá a venda de dois ingressos pelo preço de um, a fim de agregar maior volume de pessoas no circuito.

Pra dizer a verdade, acho bem bacana o incentivo, pois se tratando de Fórmula 2, categoria nova e tudo mais, é uma a saída inteligente dos promotores e da FIA. Mas por tudo aquilo que o automobilismo anda passando, está difícil engolir e entender as coisas de forma coerente.

Os ingressos já estão a venda pelo preço de...... (aí que ficou mesmo difícil de entender) 16 Pounds! Ou seja, mais ou menos R$ 25,00 por pessoa, com entrada gratuita para crianças, com direito a visita aos boxes e sessão de autógrafos, além de também acompanharem uma prova de carros históricos da antiga Fórmula 2, com modelos entre 1967 e 1978.

Uma homenagem ao piloto inglês morto em Brands-Hatch será prestada na categoria principal.

terça-feira, 28 de julho de 2009

CONTRARIEDADES

No domingo eu já tinha a leve impressão de que Felipe Massa não voltaria mais ás pistas neste ano ou ano algum. Não pelo fato saúde, já que sua recuperação foi sempre muito positiva, antes mesmo dos primeiros laudos médicos serem divulgados com maior força e termos felizes. Afinal, sabia que o garoto teria uma recuperação rápida, pairando a energia como aconteceu durante a Copa do Mundo de 1994, quando todo mundo acreditava que nosso país seria campeão mais uma vez. E foi...

O título deste post requer explicações. Afinal de contas, coloquei no Twitter tal sugestão, a de que Felipe não voltaria mais a competição esportiva. Mas acho que escorreguei.

Massa é mais que isso. Não dá pra ver ele fora daquilo que está no sangue, tendo saúde para tal.

Ontem conversei com um grande amigo jornalista que mora na República Tcheca e sua frase foi retirada de meus pensamentos estranhos; “O fod... é que ele não foi campeão, cara!”, disse. E com uma resposta meio sem sal nem açúcar – confesso – disse a ele que Felipe não precisava provar mais nada a ninguém depois do que rolou em 2008.

Enfim, o ambiente e as dúvidas ainda pairam no ar, na internet, nos jornais e muitas informações distorcidas mostram que não há nada de novo neste quesito.

A única coisa boa mesmo é saber que ele está bem.