segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ESGOTADOS

SP - Legal, mas nem tanto. Ver a maioria dos ingressos esgotados no site oficial de vendas antecipadas para o GP Brasil de Fórmula 1 2009 seria bem bacana se não fosse trágico.


O interesse do pessoal em assistir a prova que ocorre no dia 1º de Novembro é, sobretudo, verdadeiro. Porém com o limite máximo de 05 ingressos para cada CPF cadastrado neste mesmo site, entendemos muito bem que a maioria das compras foram feitas por agentes, cambistas sujos com dinheiro no bolso e por cambistas não tão sujos, porém limpinhos que descobriram como tirar uma graninha extra no final do ano, vendendo seus ingressos com o dobro do preço em comunidades do orkut após a virada do semestre.

Fato é que as pessoas normais terão agora de esperar para ver quanto terão de vazar seus bolsos para assistirem a prova que desta vez não encerrará o campeonato mundial. A não ser que tenham interesse de assegurar seus lugares pagando caro por algum setor vip de Interlagos.


CHOQUE: Por falar em Fórmula 1, estava assistindo uma reportagem italiana no youtube bastante interessante sobre o KERS, o sistema que recupera energia estática para promover mais rendimento no motor dos carros.

Acontece que agora, segundo a reportagem, os mecânicos não poderão mais colocar a mão no carro assim sem mais nem menos antes que alguns aparelhos de absorção desta energia sejam plugados no modelo, pois alguns deles podem torrar com um choque não tão interessante para a imagem da categoria, como o que aconteceu com este aí acima no ano passado.


O vídeo que apresenta o novo trabalho dos mecânicos é este aqui, em seu final. Comentem...


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domingo, 25 de janeiro de 2009

NOMES QUE FAZEM A DIFERENÇA PARTE 3

SP - Em uma das primeiras edições do "Capacete de Ouro", evento promovido pela revista Racing no final de cada ano já há algum tempo, trocava algumas idéias bêbadas com Tarso Marques, que naquela época deixava por definitivo a Fórmula 1 para migrar suas aceleradas aqui no Brasil - antes dos convites estranhos situados e acatados na Fórmula Indy durante algumas etapas desastrosas que o paranaense teve de enfrentar.

Neste bate-papo, Tarso, que já cultivara naquele ano uma certa confiança em mim, debruçado no bar de uma bela casa noturna onde lá fora estava estacionada sua Ferrari vermelha, me surpreendeu ao responder uma perguntinha sutil sobre sua provável desistência ou falta de verba no intuito de continuar ou não a correr na categoria maior. Ali, Tarso mencionou que a Minardi convidara diversas vêzes para voltar ao cockpit, porém para ser piloto de Fórmula 1 correndo pela equipe italiana, era melhor, então, ficar onde estava. Neste caso, ali no bar com uma dose de porre ou em qualquer outro ponto do Brasil.

Mas, seja lá como for, a Minardi fez história. E uma história genial com a promoção de nomes que deram certo no automobilismo, Além da marca ter ainda hoje seus fãs por toda Itália, dentre algumas comunidades que não deixam enterrar o nome que ainda faz diferença.

E para promover este post, nada melhor que falar diretamente com eles. E foi isso que fizemos, em uma entrevista exclusiva com Alberto Fussotto (rp da equipe) e Giancarlo Minardi, o cara que falaremos a seguir.

Um pouco de história: Gian Carlo Minardi cresceu ao meio de carros quando ainda criança sua família possuía uma concessionária Fiat entre os anos de 1927 a 1999. A paixão por corridas foi influenciada por seu pai John, que em 1948 construiu o modelo GM75, um pequeno carro de dois lugares impulsionado por um motor 6 cilindros de 750 cc. Após um breve período como pilotos de Rally, os jovens Minardi penduram seus capacetes para cuidar de seus próprios negócios.

Em 1975, a equipe já constituída criava seu nome de "Team Everest" para participar no Campeonato Europeu de 1979 utilizando chassis de Fórmula 2 comprados na Inglaterra e equipados com uma segunda linha de motores Ferrari e BMW durante a estréia dos pilotos Martini, Leoni, Brancatelli e De Angelis. Neste período, entre os anos de 1975 e 1979, a estrutura trabalhou em parceria direta com a Ferrari, que até hoje decorre um profundo respeito e simpatia desde a época do Comendador Enzo.

Em 1979, a equipe se tornou fabricante de seus próprios chassis, dando vida a equipe Minardi, que até 1984 participou do Campeonato Europeu de Fórmula 2 com excelentes resultados, além de uma vitória em Misano nas mãos do falecido e amado Michele Alboreto.

Na Fórmula 1, a equipe cravou uma passagem ironicamente importante entre os anos de 1985 e 2005, com cockpits preenchidos com nomes como Louis P. Martini, A. Nannini, Barilla, Campos, Sala, Morbidelli, Fittipaldi, Fisichella, Trulli, Webber, Gené e Fernando Alonso, que dividiu os boxes em sua época pobre na categoria com Tarso Marques, o rapaz do bar.

Triste fim: "Infelizmente foi um passo inevitável, embora naturalmente triste quando o seu nome desaparece de uma categoria tão importante como a Fórmula 1. A Red Bull teve então de decidir marketing e agora não vale ao menos discutir o assunto. Tivemos então de tomar algumas iniciativas para manter nosso nome nas pistas, mantendo até hoje alguns funcionários que trabalharam conosco desde aquela época".

A crise: "Esta é uma crise global terá um grande impacto na Fórmula 1. No trabalho com os carros talvez as mudanças sejam mais radicais, como a restrição de treinos e outras coisas que todos já estão cientes. É claro que isso também reflete a nossa estrutura nas categorias que trabalhamos, como a Fórmula 3 aqui na Itália".

Minardi Piquet: "Em 2006, o ex piloto Nelson Piquet iniciou uma colaboração direta conosco para correr em parceria com a equipe Minardi na F.3000. No ano seguinte (2007) houve a compra da equipe, iniciando também a colaboração na GP2 como equipe Minardi Piquet Sports. Mas seu nome foi um parêntesis de apenas um ano e, desde então, a parceria terminou no final de 2007 com as equipes GP Racing e Piquet Sports juntas, sem o nome Minardi como parceria. Atualmente trabalhamos com a Equipe Corbetta Competições (Minardi by Corbetta) - correndo no campeonato italiano de Fórmula 3 e na Fórmula Renault, com a equipe BVM Racing (BVM Minardi). Estamos plenamente satisfeitos com estas parcerias e atualmente não temos contatos na GP2 e outras ligas. Se existirem novas possibilidades, avaliaremos curso naturalmente."



Em Novembro de 2005 com a venda das ações da equipe da Minardi Paul Stoddart, o último dono da Minardi veiculado à Red Bull, a aventura de Gian Carlo Minardi dava-se por encerrada na categoria.

Atualmente seu filho John coordena e gerencia as carreiras de jovens condutores, é comentarista da televisão Grelha de Partida (Telenova), Speed (Tele1 Faenza), além de executivo da Minardi Cars Ltd., uma empresa que administra as marcas Minardi e equipes Minardi de propriedade e colaboração.
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Livro obrigatório: Um de nossos parceiros é a editora inglesa Veloce. E é através dela que vocês podem adquirir um material interessantíssimo sobre a Minardi. Clique aqui e compre logo!

LEITOR RECEBERÁ LIVRO EXCLUSIVO EM CASA

Sim, demorou. E as justificativas desta tensa ausência nas postagens do blog que, acreditem, logo mais estará veiculado diretamente com o automobilismo europeu para boas novas entre eu, eles e vocês leitores, foi minha mudança do litoral norte de São Paulo para o retorno à capital.

Mesmo com trânsito que ainda não começou a pegar pra valer devido ao mês de férias qual estamos, a capital faz acontecer a verdade das coisas. Mas para sentir isso precisei despachar, de corpo e alma, o peso integral daquilo que não aguentava mais: Conviver com uma vida plástica visualmente presente nesta capital suja, porém bela para quem a enxerga com outros olhos.

Lembro de Senna, quando em uma entrevista em meados anos entre a virada das décadas de 80 e 90, disse na tv que só enxergava o país, de fato, correlacionando problemas corruptos na política ou outras coisas podres que acontecem por aqui, quando começou a correr lá fora. Assim foi também minha visão da capital longe dela durante cinco meses, convivendo hoje nesta cidade de aço e concreto um pouco mais tolerante.

VENCEDOR: Prometi e não cumpri no dia 20. Mas o que são cinco dias, afinal? De qualquer maneira, lá vai o resultado final da primeira parte da PROMOÇÃO HAYNES EDITORA, que contemplará o leitor CLÁUDIO HELIANO com o livro HITLER´S MOTOR RACING BATTLES em sua casa.

1º colocado: CLÁUDIO HELIANO - 19 comentários
2ª colocada: PAULA LARA - 15 comentários
3º colocado: MURÍLO SILVA - 04 comentários
4º colocado: "DUHDU" - 03 comentários
5º colocado: WELLINGTON HOLANDA - 02 comentários

O próximo livro presenteado será FÓRMULA 1 IN CAMERA 1980-89, um super material de capa dura que entra na promoção a partir de HOJE, nas postagens com a sigla inicial SP, em homenagem a cidade que hoje completa... não lembro quantos anos.

A nota do vencedor que mais comentar os posts com a determinada sigla será no dia 20 de Abril, e o mesmo também receberá o livro em casa com tudo pago.

Conto com vocês! Abrax.