domingo, 31 de janeiro de 2010

NÃO VEJA

(Quem entende esta imagem, é, definitivamente, inteligente) É cada vez mais clara a colossal ignorância que a sociedade brasileira adquiriu com o comportamento capitalista dos últimos anos.

Há tempos eu não comprava uma edição da Revista VEJA, qual dentro de uma promoção onde a informação foi a chave para minha decisão (VEJA + O Estado de São Paulo por R$9,90), assumi e levei para casa o material lacrado após o pastel de feira deste domingo por volta de 07:00am.

Como jornalista, o olhar clínico é completamente outro perante um leitor comum. E a foto estampada na capa da mais importante revista semanal do país não me agradou. Afinal, com o título “Sob Pressão”, o presidente Lula parece tenso ou nervoso, com os olhos lacrimados e chamativos no papel.

A foto deve ter sido feita em algum momento extra político, mas fora evidentemente utilizada para uma capa altamente fora dos padrões quando o assunto é saúde.

Tanto faz se os leitores gostam ou não de seu presidente. Fato é que ele responde ao país e passou por um susto. Susto este deveria ser levado com um pouco mais de coerência através de mídias que deixaram pra lá aquilo que chamam de liberdade de expressão. Ou seja, ser livre, para alguns, é alimentar a ignorância de gente que pouco lê, mas olha para suas capas em bancas imundas pela cidade e aproveitam, dentro de ônibus lotados, para criticar mais uma vez aquele que nem sempre é o culpado.

Não estou aqui para defender, politicamente, o presidente Lula. Até porque, não defendo nenhum partido e sinceramente não gosto do assunto. Mas existem coisas tão desequilibradas no jornalismo “povão”, que até uma revista como esta não fará mais parte de meus interesses. Afinal, vender é mais importante que informar ou aplicar novos costumes à sociedade.

Nenhum comentário: