terça-feira, 18 de novembro de 2008

TALENTOS NO MARKETING REDBULL

PC Lembro-me de um comercial quando ainda garoto que uma marca de jeans nacional (não sei bem ao certo qual) dizia: "Você não é diferente. Eles é que são iguais".

Mesmo criança, entendi a grande sacada do marketing da empresa que botou o lançamento das calças na Tv sem dar prioridade aos novos modelos, já que, calças jeans naquela época eram nada mais do que um pedaço de pano azul, sem lavagem e sem cortes arrojados como os de hoje. Então, sendo praticamente iguais entre todos os selos, o comercial reforçava que a marca é que fazia a diferença, tornando o consumidor mais cabeça, mas inteligente, mais descolado e pensador.

Dei este lance inicial para falar da RedBull...
Sempre que nós jornalistas dispomos de acesso a imagens de um determinado evento, seja ele prova de automobilismo ou qualquer outra coisa, a assessoria responsável procura disponibilizar aos jornais e revistas as melhores imagens e deixar de lado, é claro, fotos como acidentes, a cara brava de um piloto, ou até mesmo um close mais natural, do piloto quieto em seu canto, concentrado antes da prova. Afinal, legal mesmo é divulgar o patrocinador, flagrar o sorriso do cliente e, ás vezes, o momento do pódio.

Acontece que este caminho seguido por todos é puramente descartado no portal de acesso à imprensa nos sites oficiais das equipes Toro Rosso e Red Bull na Fórmula 1.

Esta imagem aí em cima, por exemplo, foi retirada de lá. Lewis Hamilton da Mclaren passando uma garrafinha de... REDBULL!! para Felipe Massa, da Ferrari. Em resumo, a gigante assessoria responsável pela marca quer dar um ar de clímax ao trabalho. E este flagra dos principais astros do GP Brasil passando, um ao outro, uma garrafinha de Touro Vermelho ficou claro em mencionar que “até eles bebem”. Então porque não colocar no ar?

E esta outra foto logo abaixo mostra uma saída de pista da Toro Rosso, o que para a maioria dos assessores não seria assim, confortável, apresentar que sua equipe erra em determinadas curvas. Já para os fotógrafos da agência RedBull, um lance de velocidade, arrastando um pouquinho de terra que quase faz o touro desenhado ao lado do carro engolir.

Criatividade e juventude. Este é o lema nos bastidores de uma marca que sem querer, ensina como ser diferente. Sem contar com as deliciosas Fórmula Unas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pô Rafael na moral eu sou daquele que gosta de pegar flagrantes na pista e fora delas também.Eu tenho saudade da época que a f-1 era mais automobilismo e menos markenting.Eu gosto de ver o piloto bravo,fazendo gestos as vezes obceno.Como o de Coulthard em 2000 para cima do Schumacher no gp da França.Do Massa para cima do Alonso em 2007 dando tapinhas nas costas ironizando.Essa política da boa conduta as vezes deixa o esporte monótono.