quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

PEQUENOS ATRITOS E TUDO SE ENCAIXA

PC (O mundo dá voltas...) Meus primeiros passos no automobilismo aconteceram na Fórmula Ford e nas categorias do kart paulista.

Na primeira, a oportunidade de ver alguns pilotos pulando pra fora do Brasil logo depois de minha estréia em coberturas oficiais nas pistas, que aconteceu assim... meio sem querer e na cara de pau. Mas foi no kart que coloquei os olhos em garotos que, sinceramente, queria ter a oportunidade de ver um dia nas categorias top do automobilismo mundial. E alguns chegaram lá, entre eles Felipe Massa e Nelson Ângelo Piquet.

Acontece que a safra posterior foi a que mais me dediquei e mais conheci nas coberturas do kartismo nacional, com a presença de alguns nomes como Danilo Dirani, André Nicastro, Lucas di Grassi, Renato Jader, Tuka Rocha e tantos outros.

Dois deles, em especial, brigaram com unhas e dentes a temporada paulista de alguma divisão que não me lembro em meados de 1997. Danilo Dirani e Christiano Tuka Rocha foram destaque em um kart que, naquela época, ainda lotava o acesso aos boxes dos kartódromos por aí.

Ambos cresceram. Tuka Rocha foi para a Fórmula 3000 Européia, voltou ao Brasil, virou notícia depois de um bom tempo com o convite feito pela equipe brasileira na A1GP e este ano defendeu a equipe do Flamengo na Superleague.

Já Danilo, que corria em uma categoria mais forte que a do seu irmão - o pequeno Dennis que nunca mais ouvi falar, apesar de muito rápido quando ainda criança - partiu para a Fórmula 3 Sul-americana. Foi campeão e brigou muito com outro nome: Lucas di Grassi.

Sempre sério e com cara de poucos amigos, nunca gostei de ver Lucas circulando por aí. Mas o cara tem carisma e é bom piloto, além do que as aparências enganam.

Lembro-me de um dia ter recebido de sua assessoria de imprensa as fotos do menino tirando sua carteira de habilitação no bairro das Perdizes, zona oeste de São Paulo. Mais importante do que isto é a lembrança de uma rápida coletiva logo depois do encerramento de uma etapa da Fórmula 3 em Interlagos quando Lucas sentou-se ao lado de Danilo e resumiu um “pra variar, ele venceu de novo”. Bilhões de idéias estranhas passaram na minha cabeça naquele momento, desde uma suposta desconfiança de Lucas ao time rival que burlava as regras da categoria, ou até mesmo a pobre aceitação de que Dirani seria mesmo melhor do que ele.

Acontece que o mundo gira e o que vemos agora é Lucas na posição de test-drive da Renault, disputando uma vaga na Honda para titular na Fórmula 1. A mesma equipe que, por ironia do destino, ficou “devendo” um teste para Danilo Dirani, testemunhado pelas lentes de um fotógrafo particular com o uniforme do time inglês nos boxes de Interlagos durante o GP Brasil de 2004, logo depois de um ano completo na Fórmula 3 Inglesa, onde, pra variar, ambos também disputaram o campeonato juntos entre os circuitos europeus.

Pra complementar um pouco mais esta complexa historinha, um outro nome dividia os grids da Fórmula 3 ali na Europa. E seu nome era Bruno Senna, também um dos candidatos a vaga da Honda nos testes que, soube ontem, convidaram Rubens Barrichello para entrar no páreo Senna / Di Grassi.

Concluindo as coincidências irônicas, senti um certo atrito entre Lucas e Rubens após o final das duas baterias do Desafio das Estrelas que ocorreu lá em Florianópolis neste último domingo. Parece que um deles não gostou muito dos toques tão comuns no kart que ambos começaram. Mas uma pergunta ficou no ar: Porque Senna não participou do evento que contou com tantos nomes fortes? Será que Gerard Berger o segurou por ali, em Barcelona, para trocar algumas idéias com os importantes cabeças da Honda? Afinal de contas, quando companheiro do tio, ambos eram os deuses da Honda na Fórmula 1... tudo muito estranho.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hum... já estava preocupada com as postagens... fazia já alguns dias que não escrevia uma matéria nova....
Pois é... Rubens Barrichello está meio despeitado ultimamente... rs.. talvez seja resultado de uma "baita insegurança" na F1... ai, ai ai... e ganhou a corrida das estrelas....
Beijo

Unknown disse...

Rafael, muito legal sua dedicação em favor de um talento e um sonho profissional.
abs
Maravilha
Feliz Natal
Estou em dívida
abs
Fernando Del Carlo

Anônimo disse...

Será que o Di Grassi não aceitou tomar coro do tio Barrichello(risos)? Rubinho também venceu as 500 milhas de Granja Viana.Na soma das duas baterias Di Grassi ficou apenas um pontinho na classificação final do tio Rubinho 36 a 35.Com o fechamento da Honda temos três brasileiros "vamos dizer assim" desempregados.