quarta-feira, 10 de junho de 2009

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A "NOVA" LOTUS

JPS - “Após anos de pouco dinheiro e maus resultados, dá sinais de que voltará à linha de frente, podendo brilhar já em 1993. Em 92, se capitalizou junto à seus vários patrocinadores e conquistou um belo quinto lugar. Tem o mesmo motor Ford HB V8 usado pela Mclaren, bastante confiável. Estréia carro novo, com suspensão ativa já bastante desenvolvida”.

Esta informação acima (com crase e direitos da língua portuguesa da época) foi copiada da página onde é apresentada a equipe Lotus na revista de distribuição gratuita no autódromo de Interlagos em 1993, a famosa Pole Position.

Aquele foi também meu primeiro ano de Fórmula 1, qual evidentemente foi também a primeira vez que vi um carro Lotus rasgar a reta oposta do circuito paulista, no comando de Johnny Herbert e Alessandro Zanardi. Um carro lindo, diga-se de passagem. Muito colorido e super baixo. Carro com um estilo particular que adoro.

Porém mais lindo ainda foi saber que o nome Lotus também poderá retornar a Fórmula 1 nos próximos anos, com a inscrição feita em seu nome para 2010, apesar da “crise” e direitos da marca (Lotus Cars Ltd) não envolver autorização alguma para que a equipe Litespeed entre na categoria maior com o nome tal.

Mesmo assim, não perdi meu tempo e acionei a assessoria de imprensa do time que defende atualmente alguns pilotos na Fórmula Inglesa – entre eles o brasileiro Victor Correa – para bater um papo. E a resposta de algumas dúvidas e informações do futuro time de Fórmula 1, seja lá o nome que derem, rendeu.

“Temos uma ligação intrínseca com a história da Lotus. Os diretores da equipe são todos ex funcionários da equipe na Fórmula 1 e estamos 100% certos de que o valor do nome têm peso aos milhões e fiéis torcedores do mundo todo. Mike Gascoyne (diretor técnico) está levando em conta à concepção da estrutura e o ex piloto Johnny Herbert (Commercial & Driver Manager) é nosso condutor gerente, mostrando então o quanto nosso time é sério”, disseram com exclusividade a RACE CARS AND MUCH MORE nesta quarta-feira.

Quando perguntados sobre o trâmite ainda indeciso no teto orçamentário da categoria, os assessores da equipe Litespeed foram claros e aproveitaram a chance para dizer a realidade dos fatos. “Nós não fazemos parte da Fota, então não podemos falar muito sobre este assunto. Mas o que podemos dizer é que estas ações são potencialmente muito empolgantes, porque abre novas frentes no mundo da F1, entre times como o nosso, que conta com orçamentos menores”.

“Por fim, os nossos dias tem sido sempre concluídos com a intenção de colocar adiante um carro competitivo no grid da Fórmula 1, homenageando Colin Chapman, sua família e a equipe Lotus”.

A equipe Lotus estreou na Fórmula 1 no GP de Mônaco de 1958, venceu 79 vezes, conquistou 107 poles e sete mundiais (1963/1965/1968/1970/1972 com Emerson Fittipaldi/1973 e 1978).

A foto acima é Johnny Herbert, com seu Lotus modelo 1994, último ano oficial do time na categoria, pouco antes de firmar parceria com outra equipe apagada, a Pacific.

Um comentário:

claudio heliano disse...

Rapaz esse vai ser um bom furo de reportagem.Vai ser muito bom ter o nome Lotus de volta ao circo da categoria.
Espero que venha e venha com força!