sábado, 11 de outubro de 2008

BMW PELA PRIMEIRA VEZ EM INTERLAGOS

Interlagos vai receber pela primeira vez, durante as provas preliminares para o GP Brasil, os carros da Fórmula BMW. Categoria que de uns anos pra cá substitui o legado “Renault Scolarship” para assumir O importante papel no quesito técnico a jovens pilotos.

A apresentação em São Paulo será da divisão norte-americana da categoria, onde três brazucas andam por ali - Ricardo Favoretto, Alexandre Ruiz e Giancarlo Vilarinho.

Aproveitando o gancho, entrevistei dias atrás o compatriota Pedro Bianchini, que também é piloto da Fórmula BMW, porém na divisão européia, qual defende a “verde-amarela” com Tiago Geromini.

Antes da entrevista, me lembrei do dia em que ele recebia seu prêmio em uma das edições do Capacete de Ouro, evento anual da Revista Racing. Ainda muito pequeno, o garoto deu um exemplão de humildade sobre o palco, com postura de gente grande. E hoje, mesmo ainda muito jovem, o garoto tem aquela pinta de caras que dão certo. Até porque, tem um búfalo vermelhinho como apoio direto em sua carreira. E este apoio começou lá atrás, como ele próprio diz:

“Foi muito cedo. Estreei no kart com oito anos de idade, antes de me tornar campão brasileiro, tetracampeão paulista, campeão pan americano de kart, tetracampeão paranaense; tetra sul-brasileiro e tricampeão da copa Brasil. Logo depois fui convidado para participar de corridas de kart na Alemanha em 2005. Ali, consegui ganhar duas das quatro provas que disputei. A partir daí, Redbull internacional me colocou no programa deles”.

Sobre o carro: “Com certeza é um carro difícil de guiar, pois não tem muita força fazendo com que o piloto tenha de controlar sua velocidade de entrada nasa curvas para não perder na saída. E qualquer erro que o piloto acaba cometendo perde-se muito tempo”.
Hoje: “Depois de vencer a seletiva da BMW Scolarship em 2006 fui chamado para ser RedBull Junior Team. Logo em seguida me colocaram na Formula BMW e lá estou”.

Interlagos: “Acho muito bom ter a prova como preliminar da Fórmula 1. É uma chance para os pilotos brasileiros verem como é a categoria e também para aqueles que participam, pois estarão de frente aos chefões da maior categoria.

Futuro: “A Redbull está apostando em mim desde que eu comecei. Mas não tenho como falar o que vai acontecer daqui a diante. Porém é claro que espero ter este apoio comigo até conquistar meu grande sonho, que é chegar a Fórmula 1.

Se depender da minha torcida, em particular, logo mais seu nome estará em alta.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

TODOS PREFEREM SUZUKA

Em uma conversa amigável com Ricardo Maurício junto ao guard-rail do “S” do Senna em Interlagos numa tarde qualquer de 2004, pude entender o verdadeiro “ar” que Suzuka promove aos pilotos do mundo inteiro.

Na época, já como piloto de Stock Car aqui no Brasil, Ricardo era colunista da revista Grand Prix, qual eu respondia pelo cargo de editor-chefe. E neste bate-papo lá em Interlagos perguntei a ele qual o circuito mais interessante, mais emocionante ou mais cruel que ele já havia percorrido durante os anos em que morou e correu pela Europa nas Fórmulas 3 e 3000 Internacional. Imaginava eu que, sem pensar muito, ele responderia Spa-Francorchamps, o circuito belga mágico em que todo mundo sabe que é mesmo SUPER! Mas, sua resposta foi quase direta. “Spa - disse ele – mas porque eu ainda não andei em Suzuka”.

Interessante notar que, apesar de “antigão” para os novos padrões que a Fórmula 1 hoje exige das pistas por onde passa, Suzuka continua ser reverenciado. Eu, apesar de não ser piloto, adoro seu traçado, suas saídas de curva e sua tradição memorável.

Uma outra nota a registrar partiu do piloto alemão Nick Heidfeld semana passada, ao dizer que torcia por um bom tempo no novo circuito de Fuji, onde será disputada a etapa nipônica no próximo domingo. Pois, chover como choveu em 2007, ano que em estreou suas novas estruturas para substituir Suzuka no calendário, seria péssimo. E no final de sua entrevista, a glória: “No entanto, ainda considero Suzuka a minha pista favorita".

Os campeonatos japoneses de fórmula e turismo ainda rolam bastante por ali. E pelo que sei, o circuito está passando por algumas reformas interessantes para voltar a receber a Fórmula 1 em breve, porém com outro nome de GP no calendário.

Outro que sinto falta, apesar das trágicas lembranças, é Ímola! E vocês?