terça-feira, 6 de outubro de 2009

1 MIN. PARA RESPIRAR E O VERDADEIRO "CULPADO"

(com áspas, mais do que nunca) Há tempos não escrevo por aqui. Motivos não faltaram, mas um deles, relacionado ao ambiente mais propício desta página, foi deixar as coisas se acertarem de verdade na Fórmula 1 antes de comentar alguma coisa sobre.

Outro bom motivo é o número 30. Trinta anos nas costas e .... e .... e agora?

Num momento de ambiente diário onde a pressão e dúvida sobre ir ou ficar no desgastante mundo onde carregar bandejas dá lucro (e só isso) fazem parte até dos sonhos daquele que merece descansar, estou no meio-páreo para começar a escrever sobre o GP Brasil e mais algumas coisas (se meu pulso deixar depois do tombo há 15 dias).

O caso Briatore acabou, mas deixou engasgadas muitas gargantas por aí. A equipe Renault e Nelsinho Piquet deveriam, sim, sofrer punições igualmente cavalares como as quais Flávio levou. Mas arquivaram os arquivos, como bom entendedor brasileiro.

Rubens, a meu ver, tem maiores chances que Button em Interlagos, mesmo tendo de repetir a tal história de supostamente “sofrer” com a pressão do público e dos azares que a pista já proporcionou a ele. Mas foi em um carro igualmente branco, de 1999, que acompanhei ali, ao vivo, uma das melhores voltas de classificação já vista na categoria, onde uma Stewart Ford contornou perfeitamente, curva a curva, o circuito paulista para ganhar os aplausos das arquibancadas estranhas do circuito.

Não me lembro qual foi à posição que Barrichello largou naquele ano. Mas foi em 1999 o ano mais sensacional do brasileiro, até agora, na categoria.

Fórmula 1 a parte, pude ler que Vitor Meira desmentiu o boato de sua suposta transferência para a Nascar em 2010. Também li que Bruno Senna está quase lá (Na F1), e deve mesmo estar. A Lotus retorna com o nome, pelo menos, e Massa, que hoje passou suas horas de “gamer” no simulador da Ferrari, é a tal chave da vez. Ou seja, deve abrir as portas de outros times, porque com Alonso por ali, as coisas não vão cheirar bem. Até porque, qual será o valor que o Santander paga a equipe italiana? E esta, apenas situando, é a segunda e provavelmente última chance que o banco espanhol aposta em Fernando e sua turma. Logo, ele será privilegiado, sem nenhuma dúvida que venha pairar do céu.

PS. A foto acima aponta o "culpado" pelo acidente no Japão, que apertou ainda mais o cerco contra Rubens Barrichello no campeonato de pilotos. Esta imagem foi feita quando o finlandês ainda era piloto da World Series, categoria que já cobri in-loco, é forte e bem bacana. Mas situando sobre o rapaz, contrario alguns comentários que mencionaram Adrian Sutil culpado pela tentativa de ultrapassagem em Suzuka.