quinta-feira, 13 de novembro de 2008

DA MATTA

PC Quando fui tentar acatar algumas propostas em Monte Verde - Minas Gerais - a fim de gerenciar pousadas por ali, vi que estava no lugar errado com as pessoas certas. Mas logo entendi que “pessoas certas” se limitavam aos proprietários das pousadas e outras poucas almas que, apesar de bastante sinistras, respondiam a coerência de bons seres humanos.

O problema foi que acabei adquirindo um certo nojo da maioria dos estranhos que via passar pelas ruas, num lugar onde se não fosse o turismo detentor das rédeas entre investidores da vila, aquilo seria eternamente o que sempre foi: O inferno.

Nada contra os mineiros em geral. Até porque tenho parentes no estado e gosto, pra valer, de algumas regiões dali. Acontece que dependendo da cidade por onde você passa, parecem olhar como se fossem xerifes dos pobres vilarejos onde nasceram e ali ficaram.

Mas as exceções fazem a diferença. E uma pessoa que em qualquer situação, em qualquer lugar, a qualquer momento sempre será singular é o piloto mineiro Cristiano da Matta.

Lembro-me de uma das coletivas de Imprensa das quais participei com sua presença onde a simplicidade do rapaz reinou absoluto no balcão de entrevistados. Lembro-me também de minha primeira prova de F3 assistida há tantos anos atrás (ainda preciso escrever sobre esta corrida, onde acabei atraindo, sem querer, uma pancada de dar medo) quando Cristiano era um dos favoritos ao título Sul-americano.

Todo mundo já sabe que sua passagem pela Champ Car foi além de competente. Já na Fórmula 1, nem tão interessante assim - alá Michael Andretti, Montoya, Sebastian Bourdais, entre outros. Acontece que o rapaz é de uma simplicidade mais do que cativante e, sem notar dificuldades, retornou rapidinho para os Estados Unidos em uma fase onde nada estava certo entre os times da categoria. Logo depois, a notícia sobre seu acidente quase fatal ao atropelar um cervo em Elkhart Lake, abalou.


Internado durante um tempão e com alto risco de morte, o cara se recuperou, voltou a acelerar em Laguna Seca em maio deste ano numa das etapas do Grand-Am (passando mal dentro do carro, é verdade) e agora já começou guiar seu kart para disputa da edição 2008 do DESAFIO DAS ESTRELAS, prova idealizada e promovida por Felipe Massa e cia.

E aí está ele, na foto. E eu, aqui, credenciado para a 500 Milhas da Granja Viana (outra prova de kart), porém sem tempo de ir cobrir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olance Rafael é que vc era de fora de outro estado e tem gente que realmente olha com indiferença mesmo.Principalmente se vc for uma pessoa que goste das coisas muito bem claras.O da Matta espancou na f-Mundial(categoria que toda hora trocava de nome)na Newman-Hass deixando Christian Fittipaldi puto da vida.Já estreou na equipe vencendo e sendo campeão em 2002, se eu estiver errado me corriga.Foi até para f-1!Talentoso e bom de braço ele é sim.